Miltinho como era carinhosamente conhecido, faleceu em Uberlândia, no último sábado aos 85 anos


terça, 05 de novembro de 2019

 

Na manhã do último dia 02, toda a cidade de Araguari amanheceu entristecida com a notícia da morte do grande homem e importante personalidade Milton Lima Filho.

Seguindo os passos de seu pai, uma figura importantíssima na história de nossa cidade, Milton Lima, que foi presidente da ACIA nos anos de 1947 e 1948, Milton Filho teve uma intensa carreira política, ocupando altos cargos, como secretário municipal no ano de 1959 a 1962, vice-prefeito em 1962 e como prefeito em 1970. Também ocupou o cargo de deputado estadual em 1974 e deputado federal constituinte em 1986. Milton voltou a atuar no executivo de nossa cidade, em 1996, onde voltou a ser eleito prefeito.

Milton foi o grande responsável pela consolidação da cafeicultura em Araguari como também o cultivo do maracujá em 1970, em seu primeiro mandato como prefeito da cidade. Época em que o município passava por uma grande crise da agricultura e o alto índice de desemprego assolava toda a cidade, que foi mais agravado com a transferência da sede da Estrada de Ferro Goyás pra a cidade de Goiânia.

Ele propunha campanhas para encontrar soluções para todo esse caos, mas Araguari não tinha nenhum apoio do governo federal e estadual. Foi quando afortunadamente encontrou seu fiel escudeiro nessa missão, o Tenente Expedito juntamente com Fábio de Oliveira. Juntos se reuniam com produtores rurais locais onde explicavam a importância em investir em nossas terras e também visitaram a cidade de Votuporanga, onde puderam observar que a vocação de nossa cidade era realmente a agricultura. Dessa forma, Miltinho, objetivou seu governo pra o desenvolvimento do café, o maracujá, o bicho da seda e o fomento ao turismo e teve grande êxito.

O poder executivo e o legislativo de Araguari decretou luto oficial de três dias levando em consideração a grande importância dela para o desenvolvimento de nossa cidade.

O presidente da ACIA, Leonardo Daher de Melo, além de amigo um grande admirador de Miltinho lamentou a morte de uma pessoa tão importante para a cidade, “Hoje todos nós perdemos um pouco. Um pouco de sabedoria, entusiasmo. Perdemos um grande homem, um amigo e um grande marco da história araguarina. Miltinho nos deixa ensinamentos e uma vida limpa e íntegra”, destacou.

 

FOTO: Divulgação