O presidente da ACIA, Leonardo Daher de Melo esteve presente


terça, 03 de dezembro de 2019

 

Nesta segunda-feira (2/12) a Aciub recebeu o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Marco Aurélio Barcelos, para um encontro com empresários, deputados, prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, e representantes de entidades. O objetivo da visita foi tratar de questões relativas à infraestrutura e mobilidade na região, ouvindo demandas dos participantes. Na ocasião o secretário recebeu um Plano de Infraestrutura Rodoviária, com demandas prioritárias para obras nas rodovias da região.

Segundo o secretário, existe a possibilidade da retomada de algumas obras nas rodovias da região em 2020, como o Anel Viário Sul – que liga a BR-050 a MGC-497. Para esta retomada é necessário recursos, o que o Estado não possui disponibilidade neste momento, no entanto ele afirmou que pode ser conseguidos recursos de um empréstimo antigo celebrado pelo Estado, e se tudo der certo as obras deverão ser reiniciadas após o período de chuvas, em março do próximo ano. “Tivemos uma sinalização positiva e entendemos que o Contorno Sul, esse, é para além de outros empreendimentos da região, tem um caráter socioeconômico relevantíssimo. Por isso, conseguindo esses recursos desse empréstimo, que a sinalização tem sido extremamente positiva, ou quase chegaria a afirmar que teremos sucesso, não tenha dúvidas que voltarei aqui para darmos a ordem de início para concluirmos a obra”, afirmou Marco Aurélio Barcelos.

Este Plano de Infraestrutura Rodoviária que o secretário recebeu, foi elaborado pela ACIUB, DEER/MG e DNIT com as prioridades e necessidades, tendo como principal critério, possibilitar o maior benefício, com o menor investimento possível, alinhado ao objetivo de recuperação financeira do Estado de Minas Gerais. Essas propostas estão alinhadas com os anseios e necessidades da sociedade local. Outro critério importante foi dimensionar o impacto social gerado pela paralisação das obras.

Dentre as prioridades estão:

• A finalização das obras do Contorno Sul de Uberlândia, que irá promover uma importante ligação do setor sul ao sudoeste da cidade. Atualmente, essa ligação encontra-se interrompida e, através da transposição do Rio Uberabinha, evitará que os usuários tenham que convergir para o centro da cidade, carregando o sistema consideravelmente e aumentando a distância e tempo de percurso. Além do mais, toda uma estruturação de desenvolvimento da cidade foi planejada em função da implantação do contorno. Existe também a duplicação dos primeiros quatro quilômetros da Rodovia LMG-748, que faz a importante ligação entre as BRs e possui elevado tráfego de cargas. O sistema de drenagem sem finalização está ocasionando uma degradação acelerada do pavimento.

• Finalização de obra proposta é da MGC-455, Uberlândia – Campo Florido, de suma importância para o escoamento da produção. O polo cítrico é acessado por essa rodovia e liga ao Estado de São Paulo.

• Recuperação funcional do pavimento e aumento de capacidade da Rodovia MGC-497, entre Uberlândia e Prata. Esta rodovia que teve sua implantação com a proposta de acessos às fazendas da região e hoje tornou-se um importante corredor de escoamento, como também, captador do fluxo de Brasília/Cristalina para Campo Grande.

• Necessidades de melhoramentos e pavimentação da Rodovia MGC-455, Rio Cabaçal a Campo Florido, com o intuito de finalizar a ligação de Uberlândia à cidade de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo e promover acesso pavimentado às cidades da região.

• Proposta do Rodoanel, que promoverá um afastamento do tráfego de veículos pesados de Uberlândia, que se encontra saturado e traz transtornos e riscos ao misturar o trânsito rodoviário com o urbano.

Este é o panorama das necessidades imediatas e futuras que compõem o Plano de Infraestrutura Rodoviária, visando melhorar as condições de trafegabilidade, com mais segurança para os usuários.

FONTE E FOTO: ACIUB