sexta, 23 de setembro de 2016

A cafeicultura de Araguari e região é destaque durante a realização da quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC 2016), que acontece desde quarta-feira (21), no Expominas, em Belo Horizonte, numa realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Sistema Faemg, Café Editora e Sebrae.

Da esquerda para a direita: Eliane Barbosa e Evanete Peres, representantes dos cafeicultores de
Araguari e 
Indianópolis,e as irmãs Manuela e Angélica Nasciutti, do Café Ouro Negro do Triângulo.
Fotos: Divulgação

O município marca presença no importante evento através da COOCACER – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado em Araguari, que levou produtores de Araguari e de Indianópolis para a exposição de lotes especiais no estande da Região do Cerrado Mineiro. São eles: Emerson Candido, Evanete Peres, Evanildo Peres, João Apolinário de Souza, José Luiz Cavalaro, José Padial, Ladmir de Lima, Nildinei Santarosa, Takao Yanag e Valter Moreira Peixoto.

“Nosso  trabalho na COOCACER é buscar o melhor para o nosso cooperado, cuidando do seu café com qualidade, segurança e transparência, buscando também maneiras para agregação de valor no planejamento de venda,” ressaltou Eliane Cristina Barbosa Cardoso, Superintendente da COOCACER e diretora de Associativismo e Cooperativismo da Associação Comercial e Industrial de Araguari. Ainda de acordo com ela, a experiência da participação na SIC 2016 abrirá  portas para que outras oportunidades semelhantes sejam levadas para mais cooperados da COOCACER.

A indústria de torrefação de Araguari também está representada, com a participação das conceituadas marcas Café Nuance, da cafeicultora e empresária Evanete Peres Domingues, e Café Ouro Negro do Triângulo, que levou as irmãs Manuela e Angélica Nasciutti,  sócias proprietárias do empreendimento e classificadoras e degustadoras de cafés especiais.

A 4ª SIC terá seu encerramento nesta sexta-feira (23), com a realização da 11ª Feira Internacional do Café, que atrai os principais compradores e fornecedores do mundo para conhecer novidades e fazer negócios.

O evento

Realizada desde 2013 na capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Neste ano, dois temas ainda ganharão destaque: a sustentabilidade, ponto forte entre os produtores nacionais em todos os níveis (ambiental, econômico e social), e as oportunidades apresentadas no segmento de cafés especiais, uma realidade em todo o mundo.

Durante os três dias de evento, a SIC tem ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos, sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo.

Para este ano, a estimativa é de que o evento gere em torno de R$ 27 milhões em negócios, valor 8% superior ao registrado no ano passado. Os organizadores prevêem também a presença de 14 mil visitantes e 165 marcas expositoras.