Cemig presta informações à Associação Comercial sobre atendimento ao Distrito Industrial
segunda, 16 de maio de 2016
Foto: Divulgação/ACIA |
Com o objetivo de protocolar ofício com informações sobre ações realizadas na região do Distrito Industrial (DI) de Araguari, os representantes da Cemig, Hamilton Rodrigues Ribeiro, Marcos Paulo Rocha e Clayton Martins Soares, visitaram a Associação Comercial e Industrial de Araguari (ACIA), na última sexta-feira (13/5). Na oportunidade, a comitiva foi recepcionada pelo presidente da entidade, Carlos Antônio Vieira, juntamente com o vice-presidente Leonardo Melo e o diretor de Desenvolvimento da Indústria, Manuel Nasciutti.
O documento entregue, denominado “Desempenho da Rede Elétrica no Distrito Industrial de Araguari”, é uma resposta a reivindicações feitas por empresários do DI, durante reunião promovida e coordenada pela ACIA, em 29 de setembro do ano passado.
Naquela ocasião, os empresários reclamaram da ocorrência de elevado número de quedas e interrupções no fornecimento de energia e da demora da Cemig no atendimento às demandas de anormalidades, relacionando esses fatores como causa de consideráveis prejuízos aos seus negócios.
Levando-se em conta as reclamações, diversos pedidos foram encaminhados à Cemig, que prometeu fazer um estudo na região para detectar e resolver possíveis causas dos problemas.
A ACIA ficou responsável pelo acompanhamento do processo, bem como de apresentar às empresas os resultados do trabalho da concessionária, assim que ela se manifestasse sobre as reivindicações.
AÇÕES
No documento encaminhado à ACIA nessa sexta-feira, a Cemig informa que após a reunião realizada na sede da associação, e com base nas reivindicações e reclamações feitas pelos membros da entidade e demais presentes, foram implementadas ações de análise de desempenho, manutenção e melhoria na rede elétrica que atende o Distrito Industrial.
Entre as medidas relacionadas no ofício, estão a inspeção em toda rede elétrica da região, priorização das manutenções nos trechos com reincidência de ocorrências de queda de energia, poda de árvores, alinhamento de postes e calibração das redes envolvidas em abalroamentos.
Além dessas, a concessionária destaca que foi feita a redivisão de circuitos, com instalação de chaves seccionadoras, para permitir transferência de carga e isolamento de menor quantidade de clientes, em caso de ocorrência de danos na rede elétrica.
QUEDAS DE ENERGIA
Ainda no ofício, a Cemig afirma que suas áreas de planejamento e operação monitoram periodicamente o desempenho do sistema elétrico do Distrito, a fim de identificar todas as anormalidades e defeitos que possam comprometer seu desempenho e, preventivamente, realiza as devidas manutenções.
“Entretanto, apesar dos esforços empreendidos para proteger as redes de distribuição e os incessantes investimentos em modernas tecnologias, eventualmente ocorrem interrupções imprevisíveis e acidentais, causadas por agentes externos, tais como descargas atmosféricas, árvores, abalroamentos em postes e vandalismos, que podem momentaneamente ou de forma demorada interromper o fornecimento de energia elétrica”, argumenta o engenheiro Hamilton Rodrigues Ribeiro, signatário do documento.
Durante o encontro, Hamilton Ribeiro afirmou que há um constante e rigoroso controle efetuado pela Cemig em seu sistema de distribuição, mas que as interrupções acidentais no fornecimento são inevitáveis. “Porém quando elas ocorrem buscamos sempre restabelecer o fornecimento de energia no menor espaço de tempo possível”, acrescentou.
Por sua vez, o diretor Manuel Nasciutti aproveitou para relatar duas interrupções recentes do fornecimento de energia e os danos que as mesmas causaram à sua empresa localizada no Distrito. Reconhecendo que houve melhoras desde a reunião do ano passado, o empresário disse que os problemas no fornecimento ainda têm atingido a sua indústria, e que, por isso, tem pensado em mudar a empresa para outro setor da cidade.
Ao final da reunião, o presidente Carlos Antônio Vieira agradeceu os representantes da Cemig o posicionamento da empresa sobre o assunto, e informou que apresentará o documento em uma próxima reunião aos empresários do Distrito Industrial. “O importante é que fique mantido o canal de relacionamento da ACIA com a Cemig, para que juntos possamos atuar em busca de melhorias para os empresários do município”, ressaltou o presidente.