Federaminas amplia Empreender para apoiar as MPEs no Estado
ACIA Araguari participa do projeto que visa o desevolvimento das empresas e o fortalecimento da economia do município
segunda, 28 de março de 2016
Reunião do Empreender em Araguari aconteceu no dia 3 de março. Foto: Divulgação/ACIA |
Por Ascom/Federaminas - Ferramenta reconhecida internacionalmente pela eficácia de sua contribuição ao fortalecimento das micro e pequenas empresas (MPEs), o Projeto Empreender está tendo a sua aplicação ampliada pela Federaminas dos atuais 26 para mais 10 municípios no Estado. O programa, que recebeu o apoio da Comissão Europeia, sendo inclusive contemplado com aporte de recursos da ordem de R$ 8,2 milhões do Projeto Al-Invest para desenvolvimento de empresas no País, é realizado pela entidade mineira em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Sebrae Nacional.
Minas Gerais é um dos cinco estados-laboratório definidos pelos promotores para avaliação de mudanças implementadas na metodologia do Empreender, segundo a sua coordenadora estadual Cleide Bersani, que preside a Associação Comercial e Empresarial de Campanha. O projeto se desenvolve a partir da integração de empresas de menor porte, de idênticos segmentos, em núcleos setoriais destinados a discutir e buscar solução para seus problemas comuns.
O presidente da Federaminas, Emílio Parolini, chama a atenção para a importância do projeto visando à sobrevivência das MPEs – grupo de empresas com índice mais elevado de mortalidade em seus primeiros anos de vida -, sobretudo nesta quadra de economia em crise e, consequentemente, de desaquecimento nos negócios. A experiência da entidade com a ferramenta demonstra a sua relevância para a superação dos obstáculos que entravam o crescimento das empresas, através da interação de esforços, e, também, o quanto contribui para fortalecer a economia dos municípios onde elas se localizam.
Com vistas a divulgar os benefícios do Projeto Empreender e a motivar a integração das empresas aos núcleos setoriais no âmbito das associações comerciais, a Federaminas realiza encontros com empresários em municípios das várias regiões do Estado. Depois de Itabira, Carmópolis de Minas, São João del Rei, Campo Belo e Uberaba, em março aconteceram reuniões da entidade estadual em Patrocínio, Uberlândia, Araguari, Ituiutaba, Pouso Alegre, Além Paraíba, Nova Lima e Juruaia.