terça, 15 de março de 2016

Novos núcleos de Cutelaria, Feirantes e Pequenos Produtores Agrícolas, Cafeicultores e Calçadistas,
estão com inscrições abertas para gestores das empresas dos segmentos dos grupos em formação

Foto: Aloisio Nunes de Faria/ACIA Araguari


A Associação Comercial e Industrial de Araguari (ACIA), por meio do Projeto Empreender, realizou no dia 3 de março, na sede da entidade, a palestra  “Realize: transforme o associativismo empreendedor em história de sucesso”, ministrada pelo especialista em atividades de elaboração, gestão e avaliação estratégica de projetos institucionais, Rodrigo Carrijo Lino.

Carlos Antônio Vieira, presidente da ACIA, abriu o evento, dando boas vindas aos empresários e estudantes presentes. Em sua fala, o presidente ressaltou a importância do associativismo e do Projeto Empreender, desenvolvido pela ACIA e iniciando fase de expansão. "O associativismo nos dias atuais é praticamente uma necessidade, onde as pessoas e os empresários se juntam para otimizar recursos. É uma oportunidade, principalmente para os pequenos empresários, como acontece na ACIA e nos projetos do Programa Empreender, que contam com capacitações, palestras e apoio de consultores. Pela experiência do Empreender, temos visto acontecer em seus núcleos setoriais melhoras nos processos e nos resultados das empresas participantes", argumentou Carlos Antônio Vieira.

Durante a palestra, Rodrigo Carrijo abordou assuntos sobre como lidar com a crise, e aproveitá-la como oportunidade, como transformar ideias em projetos, ações e gerar resultados, além de apresentar dicas importantes (veja abaixo) para os negócios e falar aos empresários sobre dois mandamentos importantes para o sucesso de qualquer empreendimento, que na visão dele são: não ficar isolado e compartilhar o conhecimento.

O evento contou ainda com as presenças de Leonardo Antônio, representante da Federaminas e coordenador do programa Empreender de Uberlândia, e Janice Lelis Gondim Borges, consultora do Empreender de Araguari, além de colaboradores e demais diretores da ACIA.

O Empreender e seus novos núcleos

O Empreender é uma parceria entre o SEBRAE, Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas). Trata-se de um modelo de mobilização, onde empresários de micro, pequenas e medias empresas se aglutinam em núcleos setoriais para a troca de experiências, a busca de novas oportunidades e de soluções para os problemas diários, atuando, assim, como agentes estratégicos no processo de desenvolvimento das cidades e região onde estão inseridos.

Com mais de duas décadas de atuação no Brasil, o Empreender baseia-se em metodologia desenvolvida pela HWK – Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, na Alemanha. Ao longo desse tempo, pesquisas demonstraram que as taxas de sobrevivência das empresas pertencentes aos Núcleos são de 90%, contra 20% das empresas isoladas.

Em Araguari, o Empreender conta com o Núcleo de RH em pleno desenvolvimento, desde fevereiro de 2015. Na nova etapa de trabalho que se inicia, a ACIA trabalha a implantação dos núcleos de Cutelaria, Feirantes e Pequenos Produtores Agrícolas, Cafeicultores e Calçadistas.

As inscrições para a formação dos novos núcleos já estão abertas, podendo deles participar os gestores de empresas dos segmentos objetos da expansão do projeto, os quais se reunirão mensalmente para o intercâmbio de ideias e de desenvolvimento. A adesão dos associados é espontânea, aonde o convencimento acontece pela nova visão de parceria na qual o concorrente é um colaborador.

Foto: Aloisio Nunes de Faria/ACIA Araguari

As dicas do palestrante Rodrigo Carrijo

Confira as 10 dicas do Rodrigo Carrijo para os negócios:

1 – Atenção

2 – Planejamento

3 – Coragem

4 – Iniciativa

5 – Perseverança

6 – Eficiência

7 – Vontade

8 – Primar pela qualidade

9 – Buscar e fortalecer a sua rede de contatos

10 – Exercitar a liderança. Ser um bom líder

Créditos: Matéria publicada originalmente pelo www.portaldearaguari.com.br, em 5/3/2016. Fotos: Aloisio Nunes de Faria