segunda, 13 de fevereiro de 2017

Representantes das instituições que compõem a governança local do Programa de Revitalização dos Distritos Industriais de Minas Gerais reuniram-se nessa sexta-feira (10), na sede da Associação Comercial e Industrial de Araguari (ACIA). O encontro foi coordenado pela engenheira de produção Natália Moreira de Paoli, gerente de Distritos Industriais da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), e teve como objetivo debater e definir prioridades para o plano de ações do programa para o Distrito Industrial (DI) do município.
 
Entre as proposições apresentadas e aprovadas na reunião destaca-se a inclusão nas ações iniciais do programa de revitalização, fazer gestão junto à CEMIG para priorizar a definição de um plano de atendimento que venha suprir as reais necessidades das empresas do DI. De acordo com os empresários, constantes quedas no fornecimento de energia, entre outros problemas no abastecimento, têm prejudicado o desempenho da produção industrial, trazendo prejuízos às atividades das empresas.
 
Também foram consideradas para o planejamento das ações, questões relativas à telefonia, que é precária na região do DI, a recuperação de vias, o saneamento básico, a segurança, o transporte público e outros temas relacionados à infraestrutura e logística no setor.
 
Natália Moreira de Paoli, gerente de Distritos
Industriais da Codemig. 
Fotos: Divulgação/ACIA
De acordo com a representante da Codemig, Natália Paoli, estudo foi contratado e já se encontra em execução pela  Universidade Federal de Minas Gerais (UEMG), visando um novo projeto urbanístico para proporcionar melhor identificação das empresas e sinalização dos logradouros onde as mesmas encontram-se instaladas. O objetivo do estudo é criar uma identidade visual e marca para o Distrito Industrial.
 
Participaram do encontro, Juberson dos Santos Melo, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, representando a prefeitura municipal;  Reimar Coelho Ferreira, presidente do Núcleo das Empresas do Distrito Industrial de Araguari, órgão de cooperação e desenvolvimento institucional da ACIA; Leonardo Daher de Melo, vice-presidente da ACIA; e Mauro Sérgio de Ávila Cunha, membro do Conselho da FIEMG, além de representantes de empresas instaladas no DI.
 
Para o empresário Leonardo Daher de Melo, vice-presidente da ACIA, a reunião cumpriu parte importante do programa de revitalização, atendendo anseio antigo dos empresários do Distrito Industrial por melhorias e solução dos inúmeros problemas que enfrentam há tempos. “A ACIA participa e acompanha de perto a concretização das medidas do programa de revitalização, com a certeza de que em pouco tempo o Distrito de Araguari ganhará uma nova imagem de progresso e desenvolvimento no cenário econômico do estado e do país”, ressaltou.