Reunião de presidentes de sindicatos da FIEMG Regional Vale do Paranaíba uniu líderes e representantes em Araguari
O encontro foi realizado na Unidade SESI/SENAI da cidade que fica a aproximadamente 30 km de Uberlândia.
sexta, 15 de fevereiro de 2019
Por Ariane Bocamino - Analista de Comunicação FIEMG Regional Vale do Paranaíba
Mensalmente, os presidentes dos sindicatos patronais se reúnem na FIEMG Regional Vale do Paranaíba para tratarem de pautas relacionadas ao desenvolvimento da indústria em Uberlândia e região. Contudo, na última quarta feira (13), o encontro foi realizado em um local diferente, na cidade de Araguari que é considerada o maior entroncamento ferroviário do interior do país.
Por iniciativa de Mauro Cunha, presidente do SINDIAA (Sindicato das Indústrias de Alimentação de Araguari) e diretor da FIEMG, o encontro reuniu aproximadamente 40 pessoas entre líderes e presidentes das principais instituições representativas de Araguari.
Confira quem participou do evento: Pedro César Spina (Presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba), Leonardo Ramalho, (Representante do plano Odontoindústria), Wesley Lucas (Presidente da Câmara Municipal de Araguari), Juberson Melo, (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo), Leonardo Melo (Presidente da Associação Comercial e Indústria de Araguari, ACIA), José Júlio (Diretor da IMEPAC), Tubertino Sena (Presidente do Sindicato Rural de Araguari), Bruno Brandão (Pres. Cons. Segurança Pública - CONSEP), Sebastião Totó (Diretor do Sindicato Rural de Araguari e Diretor Sicoob Aracoop), Capitão Fabrício (Comandante do Corpo de Bombeiros), Coronel Mendonça (PM), Vanda de Oliveira (gerente do SESI/ SENAI Araguari), Rubens Araújo ‘Rubão’ (Presidente do grupo Vasconcelos e Vice Presidente do SINDIAA), Cristiano Siqueira (Presidente CDL), Adriano Souza, (Jornalista Gazeta do Triângulo), Odon Naves (Assessor do deputado Raul Belém), Giuliano Tibá (Vice presidente Câmara Municipal de Araguari), Cláudio Morales, (Pres. Associação cafeicultores Araguari - ACA), Divânia Araújo (IMEPAC), Iolanda França (IMEPAC), Manuel Nasciutti (Vice Presidente da ACIA e Vice Pres. do SINDIAA), Geraldo Araújo (Diretor do Frigorífico Santa Lúcia), Flávio Nicolau (Diretor Jurídico do SINDIAA) e os demais presidentes dos sindicatos patronais da Regional Vale do Paranaíba.
Para Mauro Cunha, o objetivo de fazer a reunião em Araguari foi para aproveitar a oportunidade e apresentar o potencial industrial e os investimentos que estão acontecendo no município. “Temos que nos preparar para receber investimentos de grande porte que estão vindo para a nossa cidade, são aproximadamente 5 bilhões de reais e mais 6000 mil postos de trabalho dentro de 3 três anos. São empresas como Duratex/Lenzing, Longping, Fertilizantes Tocantins, Trebeschi Tomates, Frigorífico Santa Lúcia, Vasconcelos (expansão), Selecta e Total Service. É importante unir forças com as entidades de classe parceiras, poder público, legislativo e empresários para recebermos estes investimentos da melhor maneira possível, gerando, com isso, empregos, renda e serviços.” afirmou o empresário.
Também foi tratada durante o encontro, a questão do Distrito Industrial de Uberlândia que, segundo os empresários uberlandenses, precisa ser municipalizado para poder atender a classe industriária, assim como já aconteceu em Araguari. Mauro Cunha, mais conhecido como Maurinho, disse que a conquista da municipalização do Distrito aconteceu devido à união e forças das entidades locais, e que isso também precisa e pode acontecer na cidade de Uberlândia.
Outro investimento anunciado e que chamou a atenção dos presentes foi a notícia que a IMEPAC Araguari, faculdade que oferece 13 cursos presenciais de ensino superior, e conta com a estrutura de 15 laboratórios, irá construir um hospital com 90 leitos na cidade para dar ainda mais suporte ao curso de medicina da Instituição que já graduou aproximadamente 1000 médicos em 15 turmas formadas.
SESI/ SENAI de Araguari irá aumentar o número de alunos de 830 para 1120 alunos em 2019
Devido aos investimentos citados acima, a Unidade SESI/SENAI de Araguari já se prepara para atender mais alunos; este foi outro tema abordado durante a reunião pela gerente da Unidade Vanda de Oliveira. Segundo a gerente, o número de alunos vai passar de 830 para 1120 este ano.
Após a primeira parte da reunião, os convidados e presidentes de sindicatos patronais fizeram um ‘tour’ pela Unidade que possui estrutura para os cursos de panificação, confecção industrial, mecânica industrial, eletroeletrônica, segurança do trabalho, automotiva e automação (em estágio inicial).
A Unidade ainda oferece natação infantil e adulta (com piscinas aquecidas), hidroginástica, futsal, ginástica laboral e funcional e atividades físicas que atendem as indústrias locais.
Presidentes dos sindicatos patronais vinculados a FIEMG Regional Vale do Paranaíba aprovaram o formato diferente da reunião de Araguari
O presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, Pedro César Spina, elogiou e parabenizou a iniciativa, que conseguiu reunir toda a liderança araguarina em uma única oportunidade.
Os demais presidentes de sindicatos também consideraram importante este tipo de interação com outros membros da sociedade durante a reunião. João Pelegrini, presidente do SINDMETAL (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétrico de Uberlândia), sinalizou a ação como positiva e sugeriu que ela aconteça mais vezes.
A reunião foi encerrada em um momento de confraternização do grupo no tradicional “Bar do Apolo” que serve a famosa coxinha de pernil há 48 anos em Araguari.
Conheça mais sobre os sindicatos patronais da FIEMG em www.fiemg.com.br